Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ANO SACERDOTAL - TESTEMUNHO DE VIDA DE UM SACERDOTE

Continuação da: História da Vida de São João Nepomuceno Newmann


Em março de 1844 foi nosso padre nomeado Superior da comunidade de Pittsburg. Como tal dirigiu a construção da formosa igreja gótica dedicada á Santa Filomena. Arcou sozinho com as despesas. “O que então sofreu este santo homem ― escreve padre Seelos ― só Deus sabe e no dia do juízo manifesta-lo-á para glória de seu servo. Aos sabidos era preciso fazer o pagamento dos operários, mas já nas sextas feiras não havia dinheiro algum, nem esperança de consegui-lo. E no entanto ― coisa admirável ― sábado á noite estavam todos pagos.”

No primeiro domingo de outubro de 1846, na festa do Rosário, foi solenemente inaugurada a magnífica igreja. Em seguida começou padre Neumann a construção de uma casa ampla para a comunidade.
O fervoroso Superior era incansável no confessionário, no púlpito, nas escolas. Para poupar a seus confrades tomava sobre si as molestas visitas aos enfermos, sobre tudo á noite. De manhã aparecia sem falta para a meditação, mesmo quando havia saído de noite para distantes confissões.

Morávamos, padre Neumann e eu ― escreve o citado padre Seelos ― no mesmo quarto, separados apenas por uma cortina. Assim podia ouvi-lo rezar em voz baixa até tarde da noite. Dormia tão pouco que não compreendo como pudesse viver. Consagrava especiais cuidados ás escolas sabendo que delas dependia o futuro da religião católica nos Estados Unidos. Gostava de assistir ás aulas.

Porque faltasse apropriado livro para o ensino da religi-ão, compôs ele mesmo dois catecismos, um elementar para os principiantes e outro maior para as classes superiores. Sacrificou á sua composição as horas destinadas ao sossego e repouso noturno. De ambos os livros foram feitas varias edições. Escreveu também uma História Bíblica para o uso das escolas. Como Superior não perdia padre Neumann de vista o principal fim do Instituto: as santas missões. Tomava parte nelas com muita freqüência. Nessas missões eram abundantes os trabalhos e mortificações de toda espécie. Refere padre Seelos que em viagem a S. Vicente, aonde iam pregar uma missão, entraram numa hospedaria para passar a noite. Foram mal recebidos e caro lhes custou obter uma ceia muito ordinária. Depois do que nem cama lhes deram; os pobres missionários tiveram que passar a noite sobre um banco. Padre Neumann passou a noite em oração e os copiosos frutos alcançados na missão foram o fruto desta prece.

Não poucas vezes serviu-se a Providencia do nosso padre para realizar admiráveis conversões. Sirva de prova o seguinte caso. Um pobre homem reduzido a maior miséria resolveu-se a passar com sua família para a seita protestante. Queria fazê-lo só por fora, para receber auxilio da seita. E assim fez. Os remorsos, porém, foram tamanhos que lhe tiraram por completo o sossego. Passa um dia diante da igreja dos redentoristas quando justamente padre Neumann celebrava a santa Missa.

O canto solene do Kyrie chega ao ouvido do infeliz e comove-o profundamente. Entra na igreja e quase sem saber como adianta-se até a mesa da comunhão. Aí permaneceu apoiado sobre sua bengala, observando as cerimônias. No momento em que o sacerdote parte a sagrada hóstia dá um grito e cai de joelhos soluçando. Terminada a Missa confessou-se com padre Neumann e disse-lhe que havia visto umas gotas de sangue no momento acima referido e ouvira as palavras: “Tu por tua apostasia me fizeste derramar este sangue.”
Querendo o Senhor enriquecer seu servo com novos méritos mandou-lhe uma gravíssima enfermidade. Atormentava-o uma tosse continua acompanhada de vômitos de sangue. O medico constatou pulmão atacado e declarou que o padre devia deixar Pittsburg. Por isso no mês de janeiro de 1847 mudava-se o doente para Baltimore. Seu descanso não devia durar muito tempo.

Em fevereiro recebe uma carta da Europa pela qual ficava nomeado Vice-Provincial das casas da América. Possuía então a Congregação dez casas nos diversos Estados da federação americana. O total dos padres era de trinta. Como Vice-Provincial trabalhou muito para consolidar as fundações existentes e abriu uma casa em Cumberland e outra segunda em Nova Iorque. Muito zelou pelas casas de formação” O noviciado e estudentado são as semen-teiras da Ordem, dá onde devem sair os missioná-rios. Se aí forem os jovens educados no espírito de Santo Afonso poderá a Congregação dar conta do seu fim.”

Nomeou Mestre de noviços ao padre Seelos, homem de altos espíritos e sólidas virtudes. Sobre a sua atividade apostólica em Baltimore escreve o seguinte á sua família: “Atendemos aqui a 3 escolas e sempre se apresentam protestantes desejosos de instrução religiosa e admissão na Igreja Católica. Muitos mostram depois sua gratidão para com Deus, levando uma vida bem fervorosa e edificante, cousa que dificilmente se encontra na Europa. No ano passado foram recebidos em nossa igreja 85 adultos. Um terço deles eram negros. Em Nova Orleans temos agora uma casa e por isso o recomecei a estudar o espanhol. Volto a ser aluno com 36 anos. Nunca se lembrou de dizer nas cartas que era Superior. Em 1847 construiu uma nova escola em frente á nossa casa de Santo Afonso.

Uma religiosa professora nessa escola escreve: “Devendo dirigir a escola de meninas no tempo em que o padre Neumann era Superior, tive muita ocasião de apreciar seus dotes e belas virtudes. Era um sólido catequista e grande amigo das crianças. O que mais eu admirava era sua calma e mansidão, ao par da constância em por ao alcance das pequenas cabeças as verdades da religião e lhes incutir princípios religiosos. Pude observar a salutar impressão que causava nos maus alunos. Os pequenos pecadores confessavam espontaneamente seus pequenos furtos e mentiras.”

Durante sua estadia em Baltimore chegou a ser um verdadeiro pai para as comunidades religiosas. As Irmãs Pretas que trabalhavam entre as crianças de sua cor, estavam prestes a se dissolverem. Nosso padre tomou a direção do Instituto, trabalhou como capelão, fez-se mestre dos orfãozinhos e proporcionou ás religiosas toda espécie de socorros. A associação refloresceu; o número das Irmãs aumentou de 3 a 16. Era também confessor extraordinário das Carmelitas e soube entusiasmá-las pela perfeição religiosa. Novo campo de atividade abriu-se para nosso Superior com a chegada das Irmãs de Nossa Senhora de Munique em 1847. As primeiras dificuldades foram vencidas com seu eficaz auxilio; entregou a essas Irmãs três escolas e muito as recomendou aos senhores Bispos.

S. Paulo numa de suas cartas escreve que muito teve de sofrer por parte de falsos irmãos. O mesmo aconteceu a Neumann. Incluiu Deus até seus sofrimentos em seus planos para mais e mais desprender o seu servo das coisas deste vale de lagrimas. Padre Neumann foi exonerado de seu cargo de Vice-Provincial como há tempo o havia desejado. Seu sucessor foi o celebre padre Bernardo Hafkenscheid, missionário de nomeada. O novo Superior chegou a América a nove de janeiro de 49. Padre Neumann ficou em Baltimore como simples religioso contentíssimo por se achar livre de responsabilidades. Assim mesmo teve de substituir ao padre Bernardo no posto de Provincial durante os seis meses que este gastou na viagem a Europa. Em 1851 nomearam-no Reitor da nossa casa de Santo Afonso em Baltimore e Consultor do Provincial. Em todo esse tempo deu constantes provas de humildade. Um dia ― sendo ainda Vice-Provincial ― chegou muito cedo a uma das casas, sem ser esperado. O porteiro, postulante ainda, desconhecendo-o recebe com maus modos o visitante e o condena a esperar no saguão. Imaginava lidar com qualquer sacristão que vinha pedir emprestados os paramentos da casa. E saiu resmungando alto contra a curiosidade do homem, em querer lhe saber o nome. Ficou muito envergonhado quando viu o padre Reitor ajoelhar-se e beijar a mão ao desconhecido sacristão atrevido. Padre Neumann consolou paternalmente ao aflito porteiro.

Sendo Reitor de Baltimore escolheu o quarto mais incomodo da casa, colocado em frente á porta de entrada. Queria estar logo ás ordens quando precisassem de algum padre. Nas conversas nunca fez perceber a superioridade do seu talento ou de seu cargo. Nos assuntos de mais importância pedia sempre o parecer dos outros. Amante da observância regular, traduziu do italiano as Regras do Instituto e as levava sempre consigo.

Nenhum comentário: