Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O PRIMEIRO CONCÍLIO DA IGREJA



O Concílio dos Apóstolos em Jerusalém

Alguns dos discípulos tinham vindo a Antioquia, falando ali também aos gentios e recebendo-os no seio da Igreja. Como se convertessem muitos, foi enviado lá Barnabé, da Igreja de Jerusalém. Este procurou Paulo e com ele trabalhou com tanto sucesso em Antioquia que os partidários de Jesus foram ali chamados, pela primeira vez, cristãos.

Surgiu, porém, ali uma disputa, quando alguns, vindo da Judéia, ensinavam que a circuncisão, e com esta também a observação de toda a lei mosaica, era necessária para a salvação. Paulo e Barnabé eram contrários a essa doutrina e foram, com alguns outros, enviados pela comunidade de Antioquia a Jerusalém, para propor esta questão, de tamanha importância, aos Apóstolos e anciãos, para a decidirem. Esta foi a causa do primeiro Concílio da Igreja. Catharina Emmerich apenas nos informa que a Mãe de Jesus veio de Éfeso para assistir a este concílio e dar seus conselhos aos Apóstolos. Tiramos a narração do Concílio dos Atos dos Apóstolos, (15,4-32).

Tendo (Paulo e Barnabé, com os companheiros) chegado a Jerusalém, foram recebidos pela Igreja e pelos Apóstolos e presbíteros, aos quais referiam quão grandes coisas Deus tinha operado neles. Mas levantaram-se alguns da seita dos fariseus que haviam abraçado a fé, dizendo: “É necessário, pois, que os gentios sejam circuncidados e também que observem a lei de Moisés”. Congregaram-se, pois, os Apóstolos e presbíteros, para examinarem este ponto. E depois de fazer a respeito um grande estudo, levantando-se Pedro, lhes disse: “Irmãos, sabeis que desde os primeiros dias ordenou Deus que da minha boca ouvissem os gentios a palavra do Evangelho e que a cressem. E Deus, que conhece os corações, declarou-se por eles, dando-lhes o Espírito Santo, como também a nós; e não fez diferença alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé os corações. Logo, porque tentais agora a Deus, impondo um jugo aos discípulos, que nem nossos pais nem nós podemos suportar? Mas cremos que pela graça do Senhor Jesus Cristo somos salvos, assim como eles também o foram”.

Então toda a assembléia se calou e escutavam a Barnabé e Paulo, que lhes contava quão grandes milagres e prodígios fizera Deus, por intervenção deles, entre os gentios. E depois que se calaram, entrou a falar Tiago, dizendo: “Irmãos, ouvi-me. Simeão tem contado como Deus primeiro visitou os gentios, para fazer deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: Depois disto voltarei e edificarei de novo o tabernáculo de Davi, que caiu, e reparar-lhe-ei as ruínas e levantá-lo-ei, para que o resto dos homens e todas as gentes sobre as quais tem sido invocado o meu nome, busquem a Deus, diz o Senhor, que faz estas coisas. – Pelo Senhor é conhecida a sua obra desde a eternidade. Pelo que julgo que não se devem inquietar os que dentre os gentios se convertem a Deus, mas que se lhes deve somente prescrever que se abstenham das contaminações dos ídolos e da fornicação e das carnes sufocadas e do sangue. Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o pregam, nas sinagogas, onde é lido todos os sábados”.

Então pareceu bem aos Apóstolos e presbíteros e a toda a Igreja eleger dentre eles varões e enviá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé; enviaram Judas, que tinha o sobrenome de Barsabas e Silas, muito conceituados entre os irmãos e pelos quais enviaram a seguinte epístola: “Os Apóstolos e presbíteros irmãos, aos irmãos convertidos dos gentios que se acham na Antioquia e na Síria e na Cilícia, saúde. Tendo ouvido narrar que alguns que têm saído de nós, transtornando os vossos corações, vos têm perturbado com palavras, sem lhes termos mandado tal: Aprouve-nos a nós, congregados em Concílio, escolher homens e enviá-los a vós, com os nossos mui amados Barnabé e Paulo que têm exposto a vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, que até verbalmente vos exporão as mesmas coisas. Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargos do que os necessários, que são os seguintes: que vos abstenhais do que tiver sido sacrificado aos ídolos e do sangue e das carnes sufocadas e da fornicação, do que fareis bem de vos guardar. Deus seja convosco”.

Assim enviados, foram a Antioquia e tendo congregado a multidão dos fiéis, entregaram a carta. Depois de a ter lido, se encheram de contentamento, pela consolação que lhes causou. E também Judas e Silas, como profetas que eram, consolaram com muitas palavras os irmãos e os confirmaram na fé.

Nenhum comentário: