Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

sábado, 17 de julho de 2010

CRESCIA A PRIMEIRA COMUNIDADE CRISTÃ




4. Comunhão de bens. Crescimento da comunidade

Dos primeiros cristãos diz a Escritura Sagrada a bela palavra: “da multidão dos que criam, o coração era um e a alma uma; e nenhum dizia pertencer-lhe coisa alguma das que possuía, mas tudo entre eles era comum”. (Atos 4,32).

Já depois do ágape, no domingo de Páscoa, os Apóstolos e discípulos propuseram esta resolução. Os recém-convertidos concordaram com a proposta.

“Pedro ensinava que nenhum devia possuir mais do que o outro, que deviam repartir tudo e cuidar dos pobres que se reuniam à comunidade. Vi que no pátio do Cenáculo matavam rezes, trinchavam ovelhas e cabras, distribuindo tudo aos necessitados. As peles eram entregues a um homem, para as preparar. Os pobres recebiam também cobertores, pano de lã para roupa e pão. Tudo era distribuído. Reinava sempre boa ordem na distribuição; as mulheres recebiam sua parte da mão de mulheres e os homens da mão de homens”.

Aos recém-convertidos foram destinadas também as casas de Marta e Madalena; Lázaro distribuiu toda a fortuna pela comunidade. Do mesmo modo entregou Barnabas todo o dinheiro recebido pela venda de seus bens, na ilha de Chipre.

Juntou-se-lhes também um judeu rico, de nome Ananias, com a mulher, Safira, moradores de Betânia. Ananias trouxe panos, ovelhas e jumentos, donativos para a comunidade e pediu o batismo. Antes de ser admitido, trouxe ainda o produto da venda de um campo; mas, com o consentimento da mulher, guardava parte do dinheiro para si. Quando, porém, veio pôr o dinheiro aos pés de Pedro, na presença dos Apóstolos e de todos os recém-convertidos, repreendeu-o este por causa da mentira e logo caiu Ananias morto. A mesma sorte teve também Safira.

Esse acontecimento é narrado mais extensamente nos Atos dos Apóstolos, cap. 5:

“Um varão, por nome Ananias, com a mulher, Safira, vendeu um campo e com fraude usurpou certa porção do preço do campo, com consentimento da mulher; e levando uma parte, depositou aos pés dos Apóstolos. E disse Pedro: “Ananias, porque tentou Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo e reservasses parte do preço do campo? Porventura não te era livre ficar com ele e ainda depois de vendido, não era teu o preço? Como assentaste, pois, em teu coração fazer tal? Sabe que não mentiste aos homens, mas a Deus”. Ananias, porém, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E infundiu-se um grande temor em todos os que o ouviram. Levantando-se então uns mancebos, carregaram-no e levando-o dali para fora, enterraram-no.

E passando que foi o espaço de três horas, entrou também a mulher, não sabendo o que tinha acontecido. E Pedro disse-lhe: “Dize-me, mulher, se vendeste por tanto a herdade”? “Sim, por tanto”. Pedro então lhe disse: “Porque assim combinastes, para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí estão à porta os pés daqueles que enterraram teu marido e os moços, entrando, acharam-na morta e levando-a, enterraram-na junto do marido. E difundiu-se um grande temor por toda a Igreja e entre todos os que ouviram narrar este acontecimento”.

Os cômodos da casa perto da piscina da Betesda, daí há pouco, não bastavam mais para a multidão dos recém-convertidos. Os Apóstolos entraram, pois, em negociações com os magistrados judeus, para conseguir outros terrenos para habitações. Foram-lhes indicados três terrenos apropriados, perto de Betânia. O povo mudou para lá e puseram tendas leves em redor de uma tenda maior, na qual morava um discípulo e se guardavam as provisões comuns. Assim se formaram três comunidades novas de fiéis.

Os Apóstolos, porém, procuravam também os velhos amigos, que moravam em lugares mais afastados, para lhe informar sobre os acontecimentos após a última Páscoa, para lhes ensinar e os batizar. Assim mandou Pedro e Tomé, Filipe e Matias, cada um com mais um discípulo, a Samaria, Tebez e Tibérias. Mas também Pedro e os outros Apóstolos se espelharam por toda a Judéia; apenas Tiago o Menor, com alguns discípulos, ficou em Jerusalém e na Igreja de Betesda.

Nenhum comentário: