Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ANO SACERDOTAL - SABEDORIA DA HUMILDADE DOS SANTOS

6. A glória depois da morte

Os grandes vultos da história profana morrem e levam sua grandeza. Com os santos de Deus começa a glória muitas vezes depois da morte. O mesmo se deu com Neumann. O povo fez justiça aos méritos do santo. Tornou-se celebre o seu sepulcro, sendo muitos os que vinham pedir favores naquele lugar, e quis o céu atender a esses pedidos para mostrar a santidade do invocado.
Atesta um sacerdote altamente colocado que por diversas vezes se havia recomendado ao Servo de Deus sendo sempre atendido com prometido, mesmo nos negócios mais intrincados.

A Irmã Anselma da Congregação de Nossa Senhora era professora na escola paroquial de S. Pedro. Não podia continuar no cargo por causa da surdez. Mal ouvia suas co-irmãs quando falavam em voz alta e junto ao ouvido. Que fez? Apegou-se com o Servo de Deus. Sua classe era contígua á cripta de S. Pedro e todas as manhãs antes de começar a aula ia rezar diante do sepulcro de Neumann. E conseguiu o que pedia. Durante cinco anos pôde dar as aulas, ouvindo perfeitamente as respostas das crianças. Mas (coIsa curiosa) a surdez voltava logo depois das aulas, e quando a tiraram de professora por causa da idade perdeu a Irmã completamente a audição.
Uma senhora de Filadélfia que sofria de cha-gas abertas nos pés livrou-se delas pela intercessão de Neumann.

Animada com isso recorreu também ao mesmo protetor uma menina de doze anos ameaçada de perder a vista. Começou logo uma novena, visitando diariamente o sepulcro do Bispo. Repetia muitas vezes: “Meu santo e bondoso Bispo curai-me para que eu possa voltar á escola!” Seus rogos infantis não foram em vão; realmente desapareceu o perigo e deram os médicos permissão para a criança voltar para a escola.
Um professor que perdera a fala, em conseqüência de um ataque nervoso, recobrou-a na cripta do Servo de Deus. Da mesma forma uma pobre viúva paralítica e doente de cancro e que já se resignara a morrer encontrou no mesmo lugar nova esperança e saúde.
Pelos fins de 1897 vários jornais americanos trouxeram a seguinte noticia: “A sepultura do Bispo Neumann é visitada todos os dias por centenas de pessoas, mesmo não católicas. De dia para dia cresce seu numero.

Tuberculosos e outros doentes são curados, cegos recuperam a vista e andam os paralíticos. O céu parece querer confirmar a fama de santidade do humilde Bispo.”

A 15 de dezembro de 1895 o Papa Leão XIII assinou o decreto pelo qual ordenava a introdução do processo de beatificação do Venerável Bispo Neumann. Um novo decreto de Santa Sé a 11 de dezembro de 1921 declara como heróicas as virtudes do Venerável.
Esperamos que Deus, o glorificador dos humildes, conceda logo a seu Servo a mais elevada honra que é permitido alcançar na terra: a honra dos altares.

Quando foi da declaração da heroicidade das virtudes do Servo de Deus Bento XV pronunciou um longo discurso do qual extraimos diversos pontos. “Todos nossos amados filhos devem tirar pr-veito do presente decreto pelo motivo da índole própria que apresentam as virtudes do Venerável Neumann. Sobre esta índole se exagerou talvez a simplicidade pelos que julgavam não se poder reconhecer o grau heróico na virtude deste Servo de Deus, porque a seus olhos, as boas e santas obras feitas por Neumann são aquelas que todo zeloso missionário, todo bom Bispo devem praticar. Mas nós dizemos que, mesmo as mais simples obras, feitas com constante perfeição no meio de dificuldades inevitáveis podem atingir o grau de heroismo de virtude na vida de qualquer santo. Na simplicidade destas obras descobrimos um forte argumento para dizer a todos os fieis de todo sexo e idade: “Vós estais obri-gados a imitar o Venerável Neumann!” Não se exige para tanto que sejam todos missionários, que abracem a carreira sacerdotal, que sejam Bispos de Filadélfia e governem uma diocese, não. Requer-se que cada um seja homem de seu dever.

No meio desta simplicidade a admirável atividade do homem de Deus! O extraordinário numero de igrejas erigidas e escolas abertas pelo missionário e Bispo, unido ao numero muito maior de Missões pregadas de sacramentos administrados de visitas pastorais oportunamente realizadas: tudo isso fala muito alto em favor do humilde Neumann. Todavia se não mede o mérito de um homem de atividade, tanto pelo numero de suas ações, como na eficácia e estabilidade delas. Pois a verdadeira atividade não é um simples rumor, não é coisa de um dia; é obra que se desenvolve na hora presente sendo fruto do passado e devendo ser semente para o vindouro. Todos estes caracteres teve a atividade de Neumann. Antes de tudo preparou-a. Fale em seu favor o cuidado em aprender novas línguas, a insistência perante seu Bispo para trabalhar na América, a diligencia e paciência em se preparar e impressionar com o exemplo e palavra.

Não admira depois de tanta preparação o extraordinário resultado que conseguiu. Atribuíam-no ao desinteresse em procurar a gloria de Deus e a salvação das almas. Sua vida diz claramente em cada pagina qual foi a colheita que fez em todos os campos de atividade.
Em tudo isso não perdia de vista o futuro, tendo em mira a estabilidade das cousas. É claro que esta estabilidade depende do sentido pratico das coisas e das obras, de acordo e proporção com o valor objetivo de cada uma delas.

É evidente que os bens espirituais merecem mais estima do que os bens materiais, merecendo portanto ser chamado mais ativo aquele que procura primeiro o progresso intelectual e moral em vez do bem estar físico e ma-terial do povo. A favor de Neumann falam as inúmeras escolas com que enriqueceu sua diocese. E escolas abertamente católicas! Assim se mostrou homem ativíssimo porque os meninos de hoje serão os homens de amanhã.
Como prova de nobreza e generosidade aí fica seu oferecimento para aceitar a novel diocese de Pottsville.

Seja a simplicidade heróica da vida e das ações de Neumann, eficaz estimulo para os que com ele têm comum a vocação de missionários; seja-o para os Bispos, que com Neumann têm comuns a dignidade e responsabilidade do altíssimo cargo, e seja-o tam-bém para a aqueles que em nossos dias se chamam propagandistas da ação católica. Queremo-los ativos, mas com aquela atividade que teve o Venerável Neumann e que foi tão admirável que se preparou com o estudo, se nutriu do zelo e desinteresse, sabiamente foi dirigida para o fim e fecundada com incomparável generosidade de espírito.
Sorri-nos a esperança de que será realizado esse nosso desejo pelos filhos de Santo Afonso que se apressarão em imitar o exemplo de seu Venerá-vel confrade, aumentando assim as glorias de sua benemérita Congregação.”

Nenhum comentário: