Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FELIPE ERA UM DOS SETE PRIMEIROS DIÁCONOS, DEPOIS DE ESTEVÃO, ERA O MAIS RESPEITADO.


6. As obras do diácono S. Felipe

Apesar dos Samaritanos não terem comunhão com os judeus, não deviam ficar privados do Evangelho, como também os gentios, pois já o Salvador ensinara muitas vezes nas regiões de Samaria, depois de ter tido aquela piedosa conversação com a mulher samaritana, no poço de Jacó.

Entre os sete primeiros diáconos se achava também Felipe que, depois de Estevão, era o mais respeitado. Felipe dirigiu-se à Samaria e pregou ali o Evangelho do Cristo.

“E o povo estava atento ao que Felipe lhe dizia, escutando-o com o mesmo ardor e vendo os prodígios que fazia, porque os espíritos imundos saiam de muitas pessoas, dando grandes gritos e muitos paralíticos e coxos eram curados; pelo que se originou uma grande alegria naquela cidade.

Havia lá, porém, um homem, por nome Simão, o qual antes tinha ali exercido a magia, enganando o povo Samaritano, dizendo que era um grande homem, a quem todos davam ouvidos, desde o maior até o menor, dizendo: Este é a virtude magna de Deus. E obedeciam-lhe, porque, com as artes mágicas, por muito tempo lhes havia perturbado o espírito. Mas depois que creram o que Felipe lhes anunciava do reino de Deus, foram-se batizando homens e mulheres, em nome de Jesus. Então creu também o mesmo Simão e depois que foi batizado, ligou-se a Felipe. Vendo os prodígios e grandíssimos milagres que se faziam, todo cheio de pasmo se admirava.

Os Apóstolos, porém, que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que Samaria recebera a palavra de Deus, mandaram lá Pedro e João, os quais, quando chegaram, fizeram oração pelos Samaritanos, afim de receberem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre nenhum dos recém-convertidos, mas tinham sido apenas batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impunham as mãos e recebiam o Espírito Santo.

E quando Simão viu que se dava o Espírito Santo por meio da imposição da mão dos Apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: “Dai-me também este poder, de que qualquer a quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo”. Mas Pedro disse-lhe: “O teu dinheiro pereça contigo; uma vez que te persuadiste de que o dom de Deus se pode adquirir com dinheiro, não tens parte nesta herança alguma neste ministério; porque teu coração não é reto diante de Deus. Faze, pois, penitência desta tua maldade e roga a Deus que, se é possível, te seja perdoado este pensamento do teu coração; porque vejo que estás num fel de amargura e preso nos laços da iniqüidade”.

E respondendo Simão, disse: “Roga por mim ao Senhor, para que não me suceda nada do que disseste”. Depois de terem dado este testemunho e anunciado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém a Gaza, o qual se acha deserto”. E, levantando-se, partiu. E eis que um homem etíope, eunuco, servo de Candace, rainha da Etiópia, de cujos tesouros era superintendente, tinha vindo a Jerusalém para fazer oração e voltava, sentado na sua carruagem, lendo o profeta Isaías.

Então disse o Espírito a Felipe: “Vai e aproxima-te deste carro”. E correndo logo Felipe, ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías e disse-lhe: “Compreendes porventura o que estás lendo”? O etíope respondeu-lhe: “Como o poderei entender, se não houver alguém que mo explique”? E rogou a Felipe que subisse e se lhe sentasse ao lado. Ora a passagem da Escritura que lia, era esta: “Como ovelha foi levado ao matadouro e como cordeiro mudo diante de quem o tosquia, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação foi abolido o Julgamento. Quem poderá contar-lhes a geração, pois que sua vida será tirada da terra”? E respondendo o eunuco a Felipe, disse: “Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou algum outro?”

E abrindo Felipe a boca e principiando por esse trecho da Escritura, anunciou-lhe Jesus. E continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água e disse o eunuco: “Eis aqui água; o que impede que eu seja batizado”? E respondeu-lhe Felipe: “Se crês de todo o coração, podes”. E respondendo, disse o etíope: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. E mandou parar o carro e descerem os dois para a margem do rio, onde Felipe o batizou. E tanto que saíram da água, arrebatou o Espírito do Senhor a Felipe e o eunuco não mais o viu; continuou, porém, o caminho, cheio de prazer. Mas Felipe achou-se em Azot e passando além, pregava o Evangelho em todas as cidades, até que veio a Cesaréia”. (Atos 8, 6- 40).

Nenhum comentário: