Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A EXPANSÃO DA IGREJA NA JUDÉIA



A expansão da Igreja cristã na Judéia

A cura do paralítico de nascença. Sermão de Pedro no Templo

A pequena comunidade dos fiéis recebera um forte incremento no dia de Pentecostes. Com toda a razão se dá a este dia o nome de data de fundação da Igreja. Na sala do Cenáculo cabia só um número relativamente pequeno de fiéis; já tinham começado a instalar uma Igreja na velha sinagoga, situada na vizinhança da piscina de Betesda. Esses trabalhos estavam então terminados e Pedro, seguido dos Apóstolos, dos discípulos, de Maria e das santas mulheres, levou o Santíssimo Sacramento, em solene procissão, do Cenáculo para essa primeira Igreja cristã e colocou-O no tabernáculo, sobre o altar.

Não muito tempo depois foram Pedro e João, com alguns discípulos, ao Templo.

“Estavam, porém, alguns homens levando um paralítico numa padiola, para a porta do Templo. Pedro e João, ao subirem a escada, lhe disseram algumas palavras. Depois falou Pedro por algum tempo com grande ardor ao povo, no átrio do Templo. Durante esses sermão foram as saídas do Templo ocupadas por soldados e os sacerdotes conferenciavam de vez em quando uns com os outros.

Então vi Pedro e João, ao dirigirem-se ao Templo, passarem perto do paralítico, que lhes pediu uma esmola. Estava deitado diante da porta, todo encolhido, apoiando-se sobre o cotovelo esquerdo e segurando com a direita uma muleta, com a qual debalde procurava levantar-se um pouco. Pedro disse-lhe: “Olha para nós!” E como ele o fizesse, disse Pedro: “Ouro e prata não tenho, mas o que tenho, dou-te: Em nome de Jesus Cristo Nazaré, levanta-te e anda”. E tomando-lhe a mão direita, levantou-o e João segurou-o sob o braço. Então ficou o homem em pé, alegre e forte e vi curado, saltando, com gritos de alegria e correndo pelo Templo.

Pedro e João, porém, foram ao átrio e num lugar onde o Menino Jesus ensinara na idade de doze anos, subiu Pedro à cátedra. Muito povo da cidade e numerosos forasteiros o rodearam; também o paralítico curado estava neste círculo.

Pedro, porém, falou da cátedra ao povo:

“Homens israelitas, porque vos admirais disto ou porque pondes os olhos em nós, como se por nossa virtude ou poder tivéssemos feito andar este homem? O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou seu Filho Jesus, a quem entregastes e negastes perante Pilatos, julgando este que se Lhe devia dar a liberdade. Mas vós renegastes o Santo, o Justo e pedistes que se vos desse um assassino. E assim matastes o autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que somos testemunhas. E pela fé em seu Nome foi que seu Nome curou a este, que vedes e conheceis; e a fé que Ele nos comunicou, foi que lhe deu inteira saúde, à vista de todos vós. Entretanto, irmãos, sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos magistrados. Mas Deus cumpriu assim o que já dantes anunciara, por boca de todos os profetas: que o Cristo padeceria. Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados vos sejam perdoados; para que venham os tempos de refrigério diante do Senhor, quando enviar o mesmo Jesus Cristo, sobre o qual vos foi pregado. Por ora certamente é necessário que o céu O receba, até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou, por boca dos santos profetas, desde o princípio do mundo. Moisés, de fato, disse: “Porquanto o Senhor, vosso Deus, vos suscitará um profeta dentre vos disser. E isto acontecerá: Toda a alma que não ouvir aquele profeta, será exterminada do meio do povo. E todos os profetas, desde Samuel e quantos depois falaram, anunciaram estes dias. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com nossos pais, dizendo a Abraão: E na tua descendência serão abençoadas todas as gerações da terra. Deus, ressuscitando seu Filho, vo-Lo enviou primeiramente a vós, para que vos abençoasse; afim de que cada um se aparte da maldade”. (Atos 3, 12-26).

“Então muitos daqueles que tinham ouvido a pregação, creram nela e chegou o número destes a cinco mil pessoas”. (Atos 4, 4).

Tendo Pedro ensinado com grande com grande entusiasmo até a meia noite, foi preso, junto com João e o paralítico curado, pelos soldados do Templo e metido num cárcere, no tribunal de Caifás.

No outro dia foram levados, com murros e pancadas, à sala do tribunal, onde se tinham reunido Caifás e o Conselho Supremo.

E mandando-os apresentar, perguntaram-lhes: “Com que poder e em nome de quem fizestes isto?” Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes respondeu: “Príncipes do povo e vós, anciãos, ouvi-me. Se hoje se nos pede razão do beneficio feito a um homem enfermo, com que virtude este foi curado, seja notório a todos vós e a todo o povo de Israel, que em nome de nosso Senhor Jesus Cristo Nazareno, a quem crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, é que este se acha curado, em pé diante de vós. Jesus Cristo é a pedra que foi reprovada por vós, arquitetos e que se tornou a pedra fundamental; e não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do Céu nenhum outro nome foi dado aos homens, que possa salvar-nos”.

Ora, vendo a firmeza de Pedro e João e sabendo que eram homens ignorantes e simples, admiravam-se e conheciam que eram aqueles que tinham estado com Jesus. Vendo também em pé, ao lado deles, o homem que havia sido curado, não podiam dizer nada em contrário. Mandaram-lhes, pois, que saíssem para fora da sala do conselho e conferenciavam entre si, dizendo: “Que faremos a estes homens? Porquanto fizeram, na verdade, um milagre, notório a todos os habitantes de Jerusalém; é manifesto e não o podemos negar. Todavia, para que não se divulge mais entre o povo, ameacemo-los, para que no futuro não falem mais a ninguém neste nome”. E chamando-os. Intimaram-nos a que absolutamente não falassem mais, nem ensinassem no nome de Jesus. Mas Pedro e João, respondendo-lhes, disseram: “Se é justo diante de Deus ouvir antes de vós do que a Deus, julgai-o vós mesmos; porque não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido”. Então, ameaçando-os, os deixaram ir livres, não achando pretexto para as castigar, por medo do povo, porque todos celebravam o milagre que se fizera, no fato que tinha acontecido”. (Atos 4, 7-21).

Nenhum comentário: