Jesus, nosso único amor

Jesus, nosso  único amor
Olhai sempre por nós

Sejam bem vindos e mergulhem no Amor de Deus por nós!

Tudo por um mundo cheio do Amor Incondicional de Deus por nós. Mudemos o mundo levando as imagens invisíveis do Céu para a humanidade que hoje só crê nas imagens visíveis.

ZELAR PELA MÃE TERRA

ZELAR PELA MÃE TERRA
Minha doce Mãe, te ofereço essas flores!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O APOSTOLOADO DE BARNABÉ, TIMÓTEO E SATURNINO.




S. Barnabé, S. Timóteo e S. Saturnino

Como já mencionamos, foi Barnabé enviado pela Igreja de Jerusalém a Antioquia, onde, junto com S. Paulo, pregou durante um ano o santo Evangelho, com grande êxito, até que o Espírito Santo deu, pela boca dos profetas dessa Igreja, a ordem: “Separai-me Paulo e Barnabé para a obra, para a qual os destinei”. Depois de terem recebido a consagração episcopal, S. Barnabé acompanhou S. Paulo por algum tempo. Tendo-se separado dele, fez ainda algumas viagens apostólicas. Diz a tradição que chegou até Milão, sendo o primeiro que nessa cidade anunciou a fé cristã. Foi lapidado pelos judeus, na ilha de Chipre, sua terra natal, sendo-lhe o corpo lançado numa fogueira, que, porém, não o queimou; os discípulos sepultaram-no. Quando o acharam, no tempo do imperador Zeno, encontraram-lhe sob o peito uma parte do Evangelho de S. Mateus. Barnabé também escreveu alguma coisa.

Timóteo, discípulo de S. Paulo, estava preso na ilha de Quios, ao mesmo tempo que S. João se achava no cativeiro, na ilha de Patmos.

“Vi-o: era um homem alto, com cabelos e barba preta, magro e pálido. Nas viagens vestia um manto cinzento, preso no meio do corpo pela cinta; como bispo, usava um longo manto, de cor parda escura, bordado grosseiramente de grandes florões de ouro, com fio grosso como barbante, mas produzindo belo efeito; revestia-se também de uma estola no peito, uma cinta, sobre a cabeça uma mitra baixa.

Todos o amavam; tinham em Quios uma comunidade de convertidos; até os soldados da guarda aderiram à fé.

Havia ali uma mulher cristã rica, que caíra numa vida pecaminosa. Um dia, quando Timóteo estava para dizer a santa Missa numa capelinha e já se achava diante do altar, viu em espírito aquela infeliz, que se aproximava da Igreja. Então lhe foi ao encontro na porta, repreendeu-a pela vida pecaminosa e excomungou-a. Em conseqüência disso se levantou uma perseguição contra Timóteo, que foi desterrado para a Armênia, mas posto em liberdade antes de S. João voltar de Patmos. Paulo mandou-o, como bispo, a Éfeso, onde foi assassinado pelos pagãos, por ocasião de uma festa, em que percorriam a cidade com mascaras, carregando ídolos em triunfo. S. Timóteo tinha pregado veementemente contra esses costumes pagãos”.

Saturnino, que era como André um dos primeiros que seguiram a Jesus, depois do Batismo, pregou em Tarso, depois da morte de Jesus. Ali teria sido morto a pancadas e pedradas, mas um vento forte lançou tanta poeira e areia nos olhos dos perseguidores, que pôde fugir.

Esteve também em Roma, com S. Pedro e foi enviado por esse à Gália. Esteve Arelat, Nimes e muitos outros lugares desse país. Em Toulouse ficou mais tempo, convertendo muita gente, entre outros também uma mulher, que curara da lepra. Ali também morreu mártir. Num monte, em cujo cume havia um templo pagão, Saturnino foi amarrado a um touro. Aguilhoando o touro, fizeram-no correr na ladeira íngreme para baixo; o touro, enraivecido, caiu e pisando, esmagou a cabeça do Santo. Celebra-se-lhe a festa a 29 de Novembro.

Nenhum comentário: